quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Pólo Naval reúne prefeitos em Santo Antônio de Jesus

O Projeto do Pólo Industrial Naval foi idealizado pelo Governo da Bahia, e conta com toda determinação do Governo Federal, apoio da Petrobrás que juntos criarão as condições necessárias e oportunidades ao capital privado que promoverá o desenvolvimento da região e o setor da indústria naval.Marcaram presença os prefeitos dos municípios de Maragojipe, Dom Macedo Costa, Muniz Ferreira, Cruz das Almas, Nazaré, Conceição do Almeida, Conceição de Feira, Saubara, Governador Mangabeira, entre outros.
O prefeito de Santo Antônio de Jesus, Euvaldo Rosa, abriu o encontro, seguido do prefeito de Maragojipe Sílvio Ataliba, da Prefeita de Governador Mangabeira, Domingas Paixão e do Coordenador Geral do Projeto do Governo do estado, Floro Freire.Após a reunião os prefeitos falaram para a imprensa local e anunciaram a criação de uma associação regional de prefeitos, entidade que deverá representar cerca de 40 municípios.A nova associação criada visa fortalecer os pleitos das prefeituras da região, através da união e estabelecerá um canal de diálogo entre as partes envolvidas.O prefeito Euvaldo Rosa ressalta que o Projeto do Governo do Estado trará desenvolvimento para vários municípios. “Temos um futuro promissor porque o Pólo Naval trará desenvolvimento para toda região, uma demanda de serviços enorme e Santo Antônio irá absorver muito desses serviços que serão inseridos na região; O Pólo trará ainda desenvolvimento e proporcionará inclusão social que a região do Recôncavo tanto necessita”.Na opinião do prefeito de Maragojipe, Sílvio Ataliba, o Pólo Naval irá atrair emprego de qualidade e Maragojipe será aliado também no sentido de proporcionar cursos de qualificação. “Esse Projeto do Governo do Estado trará desenvolvimento para todos os municípios envolvidos, atrairá novos investimentos e gerará empregos de qualidade e em Maragojipe já começamos cursos de capacitação ”. Destacou Ataliba.O Pólo Naval será implantado em duas fases na área de influência da foz do Rio Paraguaçu e serão construídas plataformas de petróleo, navios Floating, Production, Storage and Offloading (FPSO), sondas de perfuração, petroleiros, além de embarcações de apoio, como barcos de suprimento e para ancoragem de plataformas em alto mar, combate a derrames de óleo e outro fins.O Pólo vai ainda fabricar plataformas, navios, peças e pequenas embarcações. O local terá ainda potencial para a realização de conversões de cascos de navios para transformá-los em FPSO e/ou sondas de perfuração marítima.Milton Rabelo, prefeito de Nazaré, enfatiza que o Projeto do Pólo Naval resgatará a esperança de dias melhores para a Bahia. “O Pólo Naval trará mais de dez mil empregos e será responsável pelo desenvolvimento que nossas cidades tanto almejam”.À noite, um momento foi dedicado para autoridades, formadores de opinião e empresários da cidade, que na ocasião, tiveram a oportunidade de conhecer detalhadamente o projeto, que começou a ser apresentado e discutido às 19:30, no Auditório do Antoniu´s Imperial Hotel com muita informação e esclarecimento para a população santoantoniense.
O coordenador do Projeto, Floro Freire, informou que a previsão de implantação do Pólo Naval é um processo demorado porque estudos ainda estão sendo feitos. “A intenção do Estado é que a licença inicial esteja encaminhada até julho e a partir daí as obras podem ser iniciadas, mas a idéia é que em 2 anos a gente tenha o início da operação dos canteiros”. Informou o coordenador do Projeto do Governo do Estado.
Escrito por: Andréa Sued (DRT 2055)
Fotos: Andréa Sued
Fonte:
Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário